Vit-Frut Empresa Fazendas Produtos Receitas
Vit-Frut
Empresa
Fazendas
Produtos
Receitas
Artigos

                                                       
                                                                 LARANJA
                          
             laranja_verde_128x128                                                   

Como todos já sabem, as frutas possuem nutrientes fundamentais para o nosso organismo. Por isso é que elas devem fazer parte da nossa refeição diária. Especialistas recomendam o consumo de 3 a 5 porções de diferentes tipos de frutas durante o dia.

Há muito que comer laranja deixou de ser um privilégio dos meses de Janeiro a Maio. Hoje em dia, comer este fruto é uma regalia de todos os meses do ano, a uma preço razoável e sob diferentes formatos. E se no Inverno a laranja é uma aliada contra gripes e constipações, no Verão ajuda a manter o peso!

Para além do pequeno-almoço, os lanches são óptimos momentos para ingerir fruta! Ainda para mais, a laranja possui um baixo valor calórico (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 50 calorias) pelo que é recomendada nos planos de controle de peso.

No caso da laranja, este fruto é um fornecedor por excelência de vitamina C (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina). Mas as boas notícias continuam, uma vez que este citrino alaranjado é rico em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras. Por outro lado, ajuda também a reforçar as defesas do organismo.
O betacaroteno, o fitonutriente que confere a cor à laranja, assegura a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. A acção da pectina, fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos da fruta (nas membranas, parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Mas há outros benefícios a tirar do consumo de laranja.

Assim, para além da vitamina C, que aumenta a protecção contra as infecções, existem outros benefícios a ter em conta: Facilita a digestão e a função intestinal uma vez que as propriedades da laranja activam a acção das glândulas que segregam o suco gástrico além de auxiliar no funcionamento intestinal devido ao seu alto teor em fibras solúveis. Sendo um fruto com apreciável quantidade de cálcio, o seu consumo ajuda a manter a estrutura óssea, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue, ela também diminui em 50% o risco de câncer no estomago e em 19% a chances da pessoa sofrer de derrame. A sua vitamina C reduz ainda os danos causados pela acção dos radicais livres, apadrinhando um aspecto jovial por mais tempo! Como vê, só bons motivos para não se esquecer da laranja!!!

Nutricionista: Alexandra Bento – Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

 Fontes:

 

1. www.blogmail.com.br/quais-os-beneficios-da-laranja-e-do-maracuja

 

2. www.corposaudavel.info/beneficios-da-laranja

 
Site Map